Course

Objectivos O Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Arte e Design para o Espaço Público oferece prosseguimento de estudos de 2º Ciclo para alunos provenientes dos diversos cursos de Arte, Arquitectura e/ou Design existentes nesta e noutras Faculdades, num âmbito de trabalho que possui o Espaço Público nas suas diferentes vertentes (sociais, políticas, urbanas e mesmo virtuais) como foco de intervenção. A necessidade de interacção e envolvimento com o domínio público tem-se afirmado progressivamente como uma preocupação artística, estética e de intervenção criativa nos mais diversos circuitos do conhecimento e da prática artística. Se a nível internacional, este território tem inquestionável implementação, seja ao nível académico seja ao nível da prática profissional, em Portugal a oferta de um curso de 2° Ciclo com estes contornos afigura-se de premente necessidade com vista a sistematizar e transmitir ferramentas operativas e reflexivas adequadas ao referido território. Assim, por um lado, o carácter de especialização deste ciclo de estudos atende a necessidades muito concretas desta operatividade ao nível da intervenção espacial; por outro, a sua raiz pluri e interdisciplinar estabelece desde logo como imperativo o desenvolvimento de importantes ferramentas críticas e reflexivas. Objectives The current Course confers a Masters Degree in Art and Design for the Public Space and offers Postgraduate studies for Graduates in Art, Arquitecture and/or Design. The Course operates and intervenes within multiple approaches to Public Space from social, political, urban and also virtual. The need for interaction and involvement with the public domain has been establishing itself progressively as an artistic, aesthetic and creative concern within diverse circuits for the production of knowledge and artistic practice. If internationally this territory has unquestionable implementation, both academically and professionally, in Portugal a Post-graduate cycle of studies with this outline is timely and necessary with the aim to transmit operative and reflexive tools adequate to the territory in question. Thus, on the one hand, the character of expertise of the Course is directed towards very specific needs for this operativeness at the level of spacial intervention. On the other hand, its pluri and inter- disciplinary root, establishes from the out-set the imperative for developing important reflexive and critical tools.

Projecto / Project

Objectivos

Pretende-se incentivar a reflexão e experimentação continuadas, de natureza variada de acordo com os objectivos particulares de cada estudante, dirigidas à experimentação e concretização de intervenções no espaço público entendidas na sua mais lata operatividade, desde por exemplo intervenções pontuais de carácter temporário, ao estudo do impacto urbano e social da arte no espaço público, passando pelo entendimento do espaço electrónico informacional como arena de intervenção sobre um espaço social. A unidade curricular supõe o desenvolvimento de um trabalho de natureza projectual consistente e amadurecido em coadjuvação com as restantes unidades curriculares, procurando por um lado, incentivar a autonomia do estudante, e por outro, instigando momentos de investigação colectiva e colaborativa. Os resultados da unidade curricular serão por isso, de natureza variada, podendo consistir tanto em momentos de experimentação em escala reduzida, como em trabalhos interventivos reais ou virtuais, em qualquer dos casos conducentes, preferencialmente, à realização de uma mostra pública no final.

Objectives It is intended to encourage continued reflection and experimentation, varied in nature according to the particular objectives of each student, led to experimentation and implementation of interventions in the public space understood in its broadest operability, since for example punctual interventions of a temporary nature, the study of the impact of social and urban art in the public space, all the way through the understanding of of electronic informational space as an arena of intervention on a social space. The course involves the development of a project-oriented work, consistently matured in conjunction with other subject matters in the course, looking on the one hand, to encourage the student’s autonomy, and on the other, inciting moments of collective and collaborative research. The results of the subject matter will therefore be varied in nature, consisting both in moments of small-scale experiments, as well as in real or virtual interventions, in any case leading preferably to conduct a public display at the end.

Docente responsável / Lead teacher

Gabriela V. Pinheiro (Artista e Investigadora / Artist and Researcher)

Colaboradores / Collaborators

Lígia Paz (Designer), Inês Moreira (Arquiteta / Architect), Miguel Costa  (Arquiteto / Architect)

Arte, Comunicação e Cultura Visual / Art, Communication and Visual Culture

Objectivos A unidade curricular pretende tecer cruzamentos entre os campos de operatividade da arte, da comunicação e da cultura visual, ancorada no estudo do pensamento crítico da contemporaneidade a partir do final do séc. XX e tendo em conta as contaminações mútuas entre todos aqueles campos. Suportada pela ideia de que não existe território de visualidade fora do cultural e do político, a unidade curricular pretende-se como instigadora de uma pesquisa interdisciplinar no entendimento da cultura contemporânea de forma multifacetada e dinâmica. Através de um conjunto de módulos procura-se problematizar a noção de espaço público, interrogando-a do ponto de vista histórico, económico, social, estético, comunicacional. Objectives The subejct aims to weave intersections between the fields of operability of art, communication and visual culture, anchored in the study of contemporary critical thinking from the end of the 20th Century and taking into account the mutual contamination between those fields. Supported by the idea that there is no territory for visuality outside the cultural and political domains, the subject is intended as an instigator for interdisciplinary research in the understanding of contemporary culture in a multifaceted and dynamic way. Through a set of modules it is intended to problematize the notion of public space, interrogating it from historical, economic, social, aesthetic, communicative, points of view.  Docentes para 2013/2014 / Teachers for 2013/2014 Dinis Cayolla (Antropólogo / Anthropologist)/ Pedro Góis (Sociólogo / Sociologist) Colaboradores / Collaborators Mário Moura (Designer) / Fernando José Pereira (Artista / Artist) / Gabriela V. Pinheiro (Artista / Artist)/ João Sousa Cardoso (Artista / Artist)

Desenho e Levantamento do lugar | Desenho e Projecto / Drawing and Place Survey | Drawing and Project

Objectivos

Pretende-se contribuir para optimizar as competências do desenho na recolha de informação e análise de conteúdos; ajudar a formar imagens e conceitos adequados e objectivos á realização de diferentes exercícios e projectos; e ao mesmo contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia de projecto e promover a reflexão e espírito critico. Promover atitudes de participação activa e fomentar a cooperação entre os alunos e entre estes e as diferentes unidades curriculares é também importante no âmbito da disciplina cujo programa se elenca como segue:

Desenho e ambiente -Relações senso-perceptivas -Experiência e representação do lugar – Simplicidade e complexidade perceptiva -Relações sócio-espaciais – O campo topológico -Territorialidade e fronteira : escolha do lugar – a fronteira envolvente -O lugar entropico Espaço nómada e espaço errático -Andar sobre o mapa : os mapas cognitivos -Atlas : arquivo de imagens Desenho e levantamento do lugar – Desenho e projecto Método e estratégias – levantamento, projecto e simulação Objectives It is intended to help to optimize drawing skills through information gathering and analysis of content, to help form adequate images, concepts and objectives in order to carry out different exercises and projects, at the same time contributing to the development of a project methodology and to promote reflection and critical thinking. To promote active participation and to foster cooperation among students and between them and the different courses is also important within the discipline whose program is listed as follows: Drawing and environment – Sensorial-perceptive relations -Experience and representation of place – Perceptive simplicity and complexity – Social-spatial relations – The topological field -Territoriality and border: choice of place – the surrounding border – The entropic place Nomadic and erratic spaces -Walking on the map: the cognitive maps -Atlas: the archive of images Drawing and survey of place – Drawing and project Method and strategies – survey, project and simulation Docente para 2013/2014 / Teacher for 2013/2014 Miguel Costa (Arquiteto / Architect) Colaboradores / Collaborators Jorge Marques (Artista / Artist) / Fernando Pinto Coelho (Arquiteto / Architect) Michelle Ferreira Helena Sousa

Metodologias de Projecto e Investigação / Project and Research Methodologies

Objectivos

1. Expor o contexto que rodeia a investigação em artes visuais, destacando e propondo alguns modelos de investigação. 2. Problematizar as relações entre a criação da obra e o discurso que sobre ela se institui. 3. Contribuir para o desenvolvimento das capacidades de análise e crítica metodológica de uma prática experimental, contextualizando-a a partir do confronto com uma proposta prévia. 4. Exposição das pautas básicas para a elaboração de um trabalho de investigação fundamentado numa prática experimental. 5. Compreensão das normas fundamentais para a ordenação do material teórico e visual.

Esta unidade curricular tem como principal função desenvolver procedimentos metodológicos para a realização de um trabalho de investigação fundamentado numa prática experimental de artes visuais. Esses procedimentos referem-se a dois domínios que se conjugam numa prática de investigação: (1) aos aspectos inerentes à construção de metodologias particulares, associadas ao objecto de estudo ou construídas a partir dele; (2) à metodologia como modelo geral de clarificação, configuração e comunicação de um tema e do pensamento que lhe está subjacente. Procura-se, portanto, desenvolver uma aproximação à investigação em arte a partir do contexto da sua prática, entendida como um território específico de conhecimento. Essa aproximação é feita em 4 momentos: 1. O discurso como prolongamento da obra: problematização das relações de convergência e desfasamento entre a prática artística e os discursos que operam a partir dela. 2. Critérios de cientificidade na investigação em arte; a investigação poiética. 3. Formalização, tipologia e modelos de trabalhos de investigação. 4. Proposta experimental, que articule a formulação de uma hipótese com uma prática específica. Objectives 1. To unveil the context that surrounds research in the visual arts, highlighting and proposing some research models. 2. To problematize the relationship between the creation of the work of art and the discourse that is instituted about it. 3. To contribute for the development of analytical and methodological critiques of an experimental practice, contextualizing it from the confrontation with a prior proposal. 4. Exposure of the basic guidelines for the preparation of research based on an experimental practice. 5. Understanding of the fundamental rules for the ordering of visual and theoretical material. This discipline has as its main task to develop methodological procedures for conducting a research project based on experimental practice of the visual arts. These procedures relate to two areas that come together in a research practice: (1) the inherent aspects of the construction of particular methods associated with the object of study or built from it, (2) the methodology as a general model of clarity, configuration and communication of a theme and thought behind it. It is intended, therefore, to develop an approach to research in art from the context of its practice, understood as a specific realm of knowledge. This approximation is done in four stages: 1. Discourse as an extension of the work: questioning the relationship of convergence and gap between artistic practice and the discourses that operate from it. 2. Criteria for scientific research in art; research poietics. 3. Formalization, types and models of research. 4. Experimental proposal that articulates the formulation of a hypothesis with a specific practice. Docente para 2013/2014 / Teacher for 2013/2014 Dinis Cayolla (Antropólogo / Anthropologist) Colaboradores / Collaborators Paulo Almeida (Artista e Investigador / Artist and Researcher)/ Gabriela V. Pinheiro (Artista e Investigadora / Artist and Researcher)

Prática Profissional / Professional Practice

Objectivos

A unidade curricular aborda questões estruturais da prática artística profissional numa perspectiva abrangente e dinâmica que permita aos estudantes construir um conjunto de ferramentas destinadas a incentivar a operatividade ao nível das estruturas existentes no mundo exterior à Faculdade. Assim sendo, a unidade curricular constitui-se como um observatório baseado no intercâmbio de experiências profissionais vindas da Arte, do Design e de outros territórios considerados relevantes no âmbito de trabalho sobre o espaço público. Para tanto, contará com o apoio de especialistas de diferentes áreas em regime de visita e/ou seminário, em coadjuvação com a disciplina de Projecto.

Consultar a secção Guests / Oradores Convidados para mais informação.

Algumas Propostas de Projecto realizadas no âmbito da Unidade Curricular:

luiscesarsezoes

joananascimento

michelledomingos

patriciamonteiro

ruimanuelvieira

rosario-matos

ines-osorio

sofiasantos

odete-barreiro

helder-folgado

joao-ferreira

joao-costa

bruno-marques

liliana-almeida

Docente: Gabriela V. Pinheiro (Semestral 2)

O Plano de Estudos é complementado com 1 Unidade Curricular Semestral Optativa à escolha de outros Mestrados. e-mail: madep@fba.up.pt